Sou social media, posso atuar como MEI?

Sou social media, posso atuar como MEI?

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Nos últimos anos, o uso das redes sociais tornou-se uma parte essencial da estratégia de marketing para empresas e profissionais autônomos. Mas, com o crescimento do mercado digital, surge a dúvida: será que os profissionais de Social Media podem se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI)? 

Neste artigo, vamos explorar essa questão e fornecer informações relevantes para aqueles que desejam empreender como Social Media. Vamos lá!

Como contratar um contador de forma prática e segura?

O que é um Social Media?

O social media é o profissional que gerencia as redes de uma empresa, marca ou pessoa. Sua principal função é administrar as plataformas sociais, criar estratégias que gerem engajamento, aumentar a visibilidade dos perfis e cuidar de toda interação e métricas geradas. 

As redes sociais que costumam ser administradas pelo social media são o Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, Linkedin e outras. 

A equipe de gestão de redes de algumas empresas pode ser formada por mais de um social media, dependendo do tamanho e demanda dela. Além disso, o profissional pode atuar em conjunto com os setores de marketing, redação e outros.

 

O social media pode atuar como MEI?

Em primeiro lugar é fundamental entender o que é MEI. O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de empresa criada no Brasil para formalizar atividades de pequenos empreendedores. 

Essa categoria jurídica traz benefícios como a simplificação dos processos burocráticos e tributários, o que a torna uma opção atrativa para profissionais autônomos que desejam iniciar seus negócios.

Mas, os social media podem se enquadrar nessa modalidade? A resposta é não! 

O social media não pode abrir um MEI porque esse tipo empresarial é limitado a algumas atividades e a atividade de social media, não é uma delas. Porém, ainda há algumas soluções!

1- Usar outro CNAE

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) serve para identificar a atividade econômica de uma empresa no ramo em que atua, desde o momento do registro. Como não há um específico para social media, é possível optar por outros de atividade similar.

Alguns deles são: 

  • 7319-0/04 Consultoria em Publicidade
  • 7319-0/03 Marketing Direto
  • 7410-2/99 Atividade de design não especificada anteriormente
  • 7319-0/04: Assessoria em marketing;
  • 7319-0/04: Consultoria em marketing;
  • 7311-4/00: Serviços de criação de campanhas de publicidade;

Porém, nem todos os CNAE citados acima estão dentro das atividades permitidas ao MEI. Alguns dos CNAE permitidos para trabalhar como social media estão: 

  • 8219-9/99 Digitador 
  • 5813-1/00 Editor de revista 
  • 5912-0/99 Editor de vídeos
  • 8599-6/05 Instrutor de cursos independente 
  • 7319-0/02 Promotor de vendas independente/Promoção de vendas

Como o social media pode realizar diversas funções e não há um CNAE específico para isso, é preciso analisar cuidadosamente o mais adequado a atividade que você quer desenvolver. Um profissional especializado, como um contador, pode te ajudar nesse processo. 

2- Abrir uma empresa

Aqueles social media que querem se formalizar podem abrir um CNPJ e atuar como PJ. Apesar de não ser tão simples como abrir um MEI, há duas opções de regime tributário: o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

  • Simples Nacional 

O Simples Nacional é compatível com pequenos negócios e tem burocracia e tributação reduzidas. Os tributos são consolidados em um único guia, o DAS e a alíquota pode variar. 

De acordo com o Anexo III, a alíquota inicial corresponde a 6% ao mês para empresas de social media com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu próprio faturamento. 

Para aquelas que possuem despesas com folha de pagamento em percentual inferior a 28% do seu próprio faturamento, o valor inicial da alíquota é de 15,50% ao mês, segundo o Anexo V.

Quando comparado ao MEI, o Simples Nacional é mais benéfico porque o faturamento de uma microempresa neste regime pode chegar até R$ 360 mil por ano, enquanto no MEI, não passaria de R$ 81 mil. Além disso, é o regime tributário mais indicado para os social media.

  • Lucro Presumido

Os impostos no Lucro Presumido são calculados com apenas duas cargas tributárias: Impostos Federais e Impostos Municipais (ISS).

O Imposto Federal é calculado com 11,33% sobre o faturamento, enquanto o Municipal é de 2% a 5% sobre o faturamento, dependendo do município. 

O melhor regime tributário depende das características do seu negócio e pode ser escolhido junto a um contador. 

 

Como abrir uma empresa para social media?

Agora que você já sabe que social media não pode atuar como MEI pela atividade não estar dentro das permitidas, como atuar como PJ?

Após escolher o regime tributário da sua empresa (Simples Nacional ou Lucro Presumido), é preciso de fato abrir a empresa. Para tornar essa tarefa mais fácil, é indicado ter a orientação de uma contabilidade especializada. 

A Digitale pode te ajudar nesse processo e evitar que você faça escolhas erradas na abertura do seu CNPJ que podem complicar sua trajetória como social media. 

 

Conclusão

É importante para um prestador de serviços ter suas atividades regularizadas o quanto antes. Como se tornar um microempreendedor individual ainda não é uma opção para o social media, a alternativa é se cadastrar com um CNAE – permitido ou não pelo MEI –  e que faça sentido com a atividade que você irá desenvolver. 

Além disso, uma forma mais simples de legalizar os serviços é abrir um CNPJ e escolher o regime tributário que faça mais sentido ao seu negócio (nesse caso, provavelmente o Simples Nacional). 

Ainda que você já tenha todas essas etapas em mente, é essencial ter o auxílio de um contador para esclarecer as melhores opções para atuar como social media.

Precisando de ajuda com o assunto relacionado ao artigo? A Digitale pode te ajudar! Converse conosco!

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