
Estratégias de preço para MEI: como precificar seus produtos ou serviços com precisão?
Adotar as melhores estratégias de preço para seus produtos ou serviços é uma tarefa tão importante quanto desafiadora em um negócio, principalmente para quem é MEI.
No caso dos microempreendedores individuais, essa função pode ser especialmente complicada, já que muitos estão apenas começando e precisam equilibrar a necessidade de atrair clientes com a de garantir uma margem de lucro saudável.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar estratégias práticas de preço que os MEIs podem adotar na hora de precificar seus produtos ou serviços com precisão. Vamos lá!
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Preço vs. Valor
Uma das etapas cruciais antes de precificar os produtos e serviços é entender que há diferença entre preço e valor. Apesar das palavras serem usadas como sinônimos, elas não são a mesma coisa!
O preço é algo tangível e relacionado ao que o cliente paga pelo produto ou serviço. Ele pode ser calculado a partir dos custos da matéria-prima, gastos na logística, margem de lucro almejada e outros fatores.
Já o valor é algo mais complicado porque envolve a percepção de outra pessoa. Como ele depende do que a pessoa sente sobre a marca, as necessidades do produto ou serviço e outros pontos relacionados a experiência geral do consumidor com o que você oferece, ele não pode ser definido de forma lógica.
Por isso, na hora de você precificar o que vende, é preciso avaliar o valor que transparece para consumidores e potenciais clientes.
O que deve ser considerado nas estratégias de preço para MEI?
As estratégias de preço ajudam a definir as ações que devem ser tomadas na hora de precificar seus produtos ou serviços. Além disso, a partir dela, é possível ter mais informações sobre seu público e a percepção que eles têm sobre seu negócio.
Logo, as estratégias de preço devem ser pensadas a partir de todos os fatores que influenciam na precificação, como:
1. Objetivos da empresa
Antes de definir o preço, é preciso considerar quais são os objetivos do seu negócio. Se você como MEI, almeja aumentar as vendas ou ter mais reconhecimento no mercado, sua estratégia deve ser pensada de forma que te ajude a conquistar esses objetivos.
2. Análise de custos
Outro ponto a se levar em conta é em relação aos custos. Isso envolve identificar todos os custos diretos e indiretos associados à produção ou prestação de serviços.
Os custos diretos incluem despesas como matéria-prima, mão de obra direta e embalagem, enquanto os custos indiretos abrangem despesas gerais do negócio, como aluguel, energia, marketing e despesas administrativas.
Somar esses custos e adicionar uma margem de lucro razoável resultará no preço mínimo necessário para cobrir todas as despesas e garantir a sustentabilidade do negócio.
3. Concorrentes e pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para MEIs determinarem preços competitivos.
Nesse sentido, é importante analisar os preços praticados pelos concorrentes diretos e indiretos para ter insights sobre como o mercado está se comportando e qual é a média de preços para produtos ou serviços semelhantes.
Dessa forma, é possível ajustar os preços do seu negócio para garantir que eles sejam competitivos sem comprometer a rentabilidade.
Mas, tenha em mente que copiar o mesmo preço oferecido pela concorrência pode ser muito prejudicial, já que, como falado anteriormente, a precificação envolve o valor que os clientes têm sobre os produtos e serviços.
Por isso, em vez de copiar, use a concorrência para entender onde sua empresa se diferencia e agregar mais valor aos seus produtos.
4. Valor percebido pelo cliente
No tópico que explicamos a diferença entre preço e valor, foi possível entender a importância de agregar valor aos seus produtos ou serviços.
Nesse sentido, se você como MEI oferecer algo único, de alta qualidade ou que resolva um problema específico para os clientes, isso pode justificar um preço mais alto.
Logo, comunicar claramente esses valores diferenciais aos clientes ajuda a criar uma percepção de que o preço é justificado pelo que eles estão recebendo em troca.
5. Cadeia de valor
A cadeia de valor representa as atividades desempenhadas desde os fornecedores até a distribuição final do produto ou serviço. Mesmo que você atue como microempreendedor individual, gerir essa cadeia de forma eficiente ajuda na precificação e no lucro do negócio.
Estratégias de precificação para MEI
Agora que você já sabe o que deve ser levado em conta para colocar preço em seus produtos ou serviços, é fundamental entender as estratégias que existem no mercado e que faz sentido você aplicar no seu negócio como microempreendedor.
Conheça as cinco principais!
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Preço de entrada
Nessa estratégia, a empresa/empreendedor precifica os novos produtos com preços menores do que os praticados no mercado. O objetivo é chamar atenção dos clientes para impulsionar as vendas e se destacar dos concorrentes.
É comum que o preço de entrada seja usado por aqueles que procuram espaço no mercado ou já são reconhecidos e querem entrar em novos mercados.
Geralmente, após o período de lançamento, os preços se ajustam ao “normal” até a empresa/empreendedor adotar uma nova estratégia.
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Preço baseado em psicologia
A proposta dessa estratégia é atingir o cliente pela emoção. Ou seja, o MEI precisa transmitir, através dos produtos ou serviços, sentimentos de satisfação e prazer, fazendo com que o consumidor não vá muito pelo racional.
Essa estratégia de preço costuma funcionar em produtos com maior valor agregado.
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Preço baseado em concorrência
Essa estratégia de precificação é bem simples: analisar a concorrência e estipular um preço um pouco maior ou menor no seu negócio. Ela funciona nos mercados que são muito competitivos, pois ajudam a chamar atenção para sua empresa.
Porém, por ser mais simples, o ideal é que ela seja combinada com outras estratégias para fidelizar clientes.
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Preço de custo acrescido/ Markup
O markup é uma estratégia bem tradicional para definir o preço de algo. Nela, o MEI precisa pegar o custo total da produção e somar com a porcentagem de lucro que deseja ganhar sobre cada venda.
Ou seja, se o produto custa R$ 100 para ser produzido e a margem de lucro almejada é de 50%, no caso R$ 50 reais, o preço final de cada item precisa ser R$ 150.
Assim como a estratégia de preço baseada em concorrência, é indicado que a de preço de custo acrescido seja combinada com outras iniciativas.
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Preço baseado em valor
A todo momento falamos nesse artigo o quão importante é agregar valor ao seu produto e uma das vantagens de fazer isso é poder adotar essa estratégia de preço de forma eficaz.
Nela, a precificação é definida baseada no valor agregado e poder de compra do público-alvo. Por isso, as necessidades e desejos do consumidor são o foco.
Como essa estratégia está relacionada com o valor, ou seja, a percepção que o consumidor tem sobre o seu produto e/ou serviço, o custo-benefício não é levado muito em conta.
Conclusão
Precificar produtos ou serviços como um MEI é uma tarefa complexa, mas fundamental para o sucesso do negócio.
Por isso, ao adotar uma abordagem equilibrada que considera os objetivos do negócio, a análise de custos, estudo do mercado e concorrentes, valor percebido pelo cliente e cadeia de valor, os MEIs podem estabelecer preços que não apenas cobrem os custos, mas também geram lucro e permitem o crescimento sustentável do negócio.
Além disso, saber qual estratégia de precificação usar também é parte fundamental na hora de definir o preço dos produtos ou serviços oferecidos.
Vale lembrar que a precificação eficaz requer adaptação constante às mudanças do mercado e às demandas dos clientes para garantir que o MEI permaneça competitivo e lucrativo ao longo do tempo.
Dúvidas sobre o tema? A Digitale pode te ajudar a adotar as melhores estratégias de precificação e gestão para o seu negócio como MEI. Entre em contato!