Saiba como enfrentar os 3 principais desafios das microempresas

Conheça os 3 principais desafios para microempresas e saiba como passar por eles

 em contabilidade

As microempresas desempenham um papel fundamental na economia global, contribuindo para a criação de empregos, inovação e diversificação econômica. No entanto, essas pequenas empresas frequentemente enfrentam uma série de desafios que podem dificultar sua sobrevivência e crescimento. 

Neste artigo, vamos explorar com detalhes os três principais desafios enfrentados por microempresas e discutir estratégias para superá-los. Continue lendo!

O que é uma microempresa?

Antes de entender sobre os desafios enfrentados por microempresas, é preciso entender o que define uma microempresa.

A microempresa (ME) tem como principal característica possuir um faturamento anual bruto de até R$ 360 mil. Além disso, ela permite que o microempresário possa escolher entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real como regime tributário. 

Podendo ser um pequeno negócio ou uma pessoa jurídica (PJ), as microempresas são limitadas no aspecto humano, ou seja, há restrições quanto ao número de funcionários permitidos. No caso das indústrias, as MEs podem possuir até 19 colaboradores, enquanto para comércio e prestadores de serviços, até 9. 

Mesmo com as restrições, ter uma microempresa pode oferecer diversas vantagens ao empreendedor ou pessoa jurídica, como pagar menos impostos. 

3 desafios enfrentados por microempresas 

Agora que você já entendeu qual tipo de negócio é classificado como microempresa, vamos falar sobre os principais desafios enfrentados por elas. 

Desafio 1 – Capital Limitado

Um dos maiores desafios que as microempresas enfrentam é a restrição de capital. Muitas vezes, essas empresas têm recursos financeiros limitados para investir em pessoal, tecnologia, marketing e expansão, o que pode dificultar a competição em mercados saturados e atraentes.

Outro fator que atrapalha os microempreendedores em relação ao capital é a falta de apoio do governo ou a burocracia para conseguir crédito com instituições financeiras. Como consequência, muitas microempresas não duram mais que um ano.

Felizmente, há algumas estratégias que podem ser feitas para superar esse desafio, como: 

  • Planejamento financeiro sólido: desenvolver um plano financeiro sólido que inclua projeções de receita e despesa a curto e longo prazo pode ajudar a tomar decisões financeiras informadas e evitar surpresas desagradáveis.
  • Captação de recursos diversificada: explorar diferentes fontes de financiamento, como empréstimos bancários, investidores anjo, crowdfunding e subsídios governamentais, pode aumentar seu capital e mitigar o risco financeiro.
  • Gestão de custos estratégica: manter um controle rigoroso dos custos, identificando áreas onde é possível reduzi-los, como a automação de processos, a negociação de fornecedores e a otimização de operações também ajuda.

Desafio 2 – Concorrência

Em muitos setores, as microempresas enfrentam uma concorrência forte de empresas maiores e mais estabelecidas. Dessa forma, conseguir se destacar e conquistar clientes pode ser um grande desafio.

Apesar disso, existem algumas estratégias que podem ajudar a superar esse desafio, como: 

  • Pesquisa de mercado: realizar uma pesquisa de mercado abrangente para entender as necessidades e preferências dos clientes em busca de identificar lacunas que sua microempresa pode preencher.
  • Inovação e diferenciação contínua: desenvolver produtos ou serviços únicos que ofereçam valor significativo aos clientes, mantendo-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias do setor.
  • Marketing estratégico: adotar uma estratégia de marketing eficaz, incluindo marketing digital, mídias sociais e estratégias de branding para aumentar a visibilidade e a atração de clientes.
  • Benchmarking: entender o que o seu concorrente está fazendo, analisar quais estratégias estão dando certo ou errado no negócio dele e aplicar em sua microempresa o que faz sentido para sair na frente. Além de poder te ajudar a se destacar, isso vai fazer com que você não cometa os mesmos erros que ele.

Desafio 3 – Gestão Eficiente

A gestão pode incluir a administração geral da empresa, das finanças, de pessoas, equipamentos e outros. Por isso, é fundamental se atentar a todas as áreas da microempresa para que elas estejam funcionando corretamente. 

Além de ajudar na organização interna, na delegação de tarefas e na tomada de decisão, uma gestão eficiente também garante a longevidade do empreendimento. 

Há algumas formas de manter uma boa gestão, como:

  • Delegação inteligente e descentralização: caso sua microempresa tenha mais funcionários, entenda quais são as habilidades de cada um e delegue tarefas apropriadas a eles. Com isso, você vai conseguir se concentrar em decisões estratégicas relevantes e ao mesmo tempo, promover um ambiente de responsabilidade e colaboração. 
  • Tecnologia e automação avançadas: utilizar ferramentas e software de gestão para simplificar processos internos, como contabilidade, folha de pagamento, gerenciamento de projetos e CRM (Customer Relationship Management), é de grande ajuda.
  • Desenvolvimento de habilidades contínuo: invista na formação e desenvolvimento da equipe, incentivando a aprendizagem contínua e o aprimoramento de habilidades para aumentar a eficiência e a competência geral da empresa. Isso inclui você, microempreendedor. Não esqueça de investir em você mesmo para ter melhores resultados profissionais. 

Conclusão

As microempresas são limitadas em alguns fatores como renda anual e número de funcionários, mas oferecem algumas vantagens ao microempreendedor que deseja abrir um pequeno negócio. 

Apesar das MEs enfrentarem desafios únicos, com planejamento estratégico, inovação e gestão eficiente, é possível superar esses obstáculos e se destacar em um mercado altamente competitivo. 

Vale lembrar que cada empresa é única e as estratégias para superar esses principais desafios podem variar ou sofrer adaptações. 

Por isso, contar com uma boa contabilidade pode fazer a diferença nesses momentos. Além de garantir que as obrigações fiscais sejam cumpridas, um contador pode te ajudar na gestão da sua microempresa. Dessa forma, será mais fácil superar qualquer desafio que possa aparecer. 

Entre em contato com a Digitale para superar os obstáculos e ter sucesso em sua microempresa! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

controle de custos